Febre amarela fecha Parque Nacional de Brasília. Vacinação obrigatória.

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pela galera do Cerrado como Parque da água Mineral, está fechado desde o final da tarde dessa quinta-feira, dia 27 de dezembro, depois que dois macacos foram encontrados mortos no local com suspeita de febre amarela. Outros quatro macacos também foram encontrados mortos no Park Way e no Plano Piloto, ambas áreas residenciais do Distrito Federal. Ainda não há casos confirmados da doença no Distrito Federal, mas em Goiás a febre amarela já foi constatada em 29 animais.

Quem vive ao redor das áreas suspeitas do DF, como eu, terá que ser vacinado contra a doença. A vacinação da população começa neste sábado dia 29 de dezembro e será aplicada em postos de saúde, mas os locais ainda não foram divulgados.

Quem já foi imunizado nos últimos dez anos não precisa tomar novamente a dose. A doença é passada ao homem pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, 90% da população do DF está com a vacina contra febre amarela em dia, o índice é o mais alto de todo o país.

Alerta Febre Amarela Em Nota Oficial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, é informado a necessidade da vacinação contra a febre amarela para todas as pessoas à partir de 1 ano de idade, que ainda não tenham sido vacinados, e a revacinação para quem recebeu a vacina há mais de 10 anos. Além disso, lembra a todos que estão se deslocando para áreas de risco, principalmente áreas rurais, inclusive do Distrito Federal, que observem seu cartão de vacina e procurem um Centro de Saúde para se vacinarem, se for o caso. A vacina deve ser feita com tempo mínimo de 10 dias antes do deslocamento.

Qualquer pessoa que encontre macacos mortos deve mantê-los no local e informar à Secretaria de Saúde do Distrito Federal pelos telefone (61) 3343-1268 e (61) 3344-0784 para que as medidas de controle sejam adotadas.

 

O Parque Nacional de Brasília

O Parque da Água Mineral é um dos ponto turísticos mais impressionantes de Brasília. Está localizado a cerca de 10 km do Plano Piloto e possui um complexo de trilhas e piscinas naturais onde brotam de seu interior nascentes de água mineral. Daí o seu apelido.

Parque Agua Mineral Piscina 1

A piscina 1 é cercada pela vegetaçãonatural do cerrado, onde convivem espécies nativas como macacos e aves da região.

Parque Agua Mineral Piscina 2

A piscina 2 possui quiosques e barracas para piqueniques e um boa infra-estrutura com banheiros, vestiários e centro médico.

Vale a visita ao ponto turístico, mas espere até que o surto de febre amarela seja eliminado de vez.

Fonte: Secretaria de Saude do DF

3 respostas para “Febre amarela fecha Parque Nacional de Brasília. Vacinação obrigatória.”

  1. Pingback: Raphael via Rec6
  2. Pingback: Anônimo

Os comentários estão desativados.