Agosto é o mês do Cachorro Louco. Por que? Histórias e curiosidades pelo mundo.

Agosto é o mês do cachorro louco

Não é novidade para ninguém que o mês de Agosto é o do Cachorro Louco, da Bruxa na Aviação e das fantásticas Noites do Terror. Talvez por isso Agosto seja o mês com o maior número de simpatias e superstições em todo o mundo.

Mas por que? Qual a verdadeira origem destas simpatias e superstições? Veja aí algumas histórias e curiosidades sobre o mês de Agosto no Brasil e em outros países.

Imperador Julio Cesar
Eu sou Júlio César, o poderoso! Vai um foguinho aí?

Diz a história que foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de Agosto em homenagem ao imperador César Augusto. Como o cara na época estava conseguindo grandes vitórias, como a conquista do Egito e a sua “promoção” a cônsul, não queria ficar atrás do imperador Júlio César – cujo mês de Julho é em sua homenagem – e acabou decidindo que o “seu” mês também teria 31 dias.

Mas foi entre os romanos que o mês de Agosto começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente o motivo. Os caras acreditavam que existia um dragão imenso e terrível, que andava pelo céu cuspindo fogo durante o mês de Agosto. Mas depois descobriram que o tal “Dragão” era a constelação de Leão, visível nos céus do hemisfério norte naquele período do ano. 

Em Portugal o medo do mês de Agosto surgiu no período das grandes navegações, que duravam muitos meses e até anos. As mulheres portuguesas não casavam nunca no oitavo mês, porque era nessa época que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Daí, casar em Agosto significava ficar sozinha e às vezes sem lua-de-mel. Algumas até ficavam viúvas. 

Já aqui no Brasil, com a influência dos portugueses, essa crença chegou e se espalhou. Daí o dito popular “Casar em Agosto traz desgosto”.  E tem também aquela onda de que os cachorros contraem a Raiva nesse mês. Daí o nome de “mês do cachorro louco“.

Argentino não lava a cabeça 
Os argentinos só lavam o nariz em Agosto.

Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em Agosto porque acreditam que isso chama a morte. E na África o dia 24 de Agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto” – dia de todos os exús.

Na França o mês é maldito pois em 24 de Agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Batolomeu, matando de dezenas de milhares de pessoas. 

Na Polônia, em 14 de Agosto de 1831 os poloneses foram derrotados pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente. Por isso a galera não gosta do mês de Agosto.

No Marrocos, em 14 de Agosto de 1844 a França invadiu o país; No Cambodja, em 11 de Agosto de 1863 a França tomou a nação; Na Alemanha, em 3 de Agosto de 1932 Hitler assumiu o governo alemão após a morte de seu antecessor; Na China, em 8 de Agosto de 1937 o Japão invadiu Pequim; No Japão, nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas por bombas atômicas.

Assombração de Agosto
Ai… que meda!

Em muitos lugares acredita-se que as assombrações, fantasmas que gemem e arrastam correntes, almas penadas que balançam as redes de quem dorme e outras coisas similares acontecem em Agosto, porque este é o mês do frio e da ventania.

E aí? Conhece alguma simpatia para o mês de Agosto? Eu conheço aquela em que deve-se usar a camisa ao avesso para se proteger do azar e do cachorro louco.

Escreva nos comentários.

Fonte: CPAD

20 respostas para “Agosto é o mês do Cachorro Louco. Por que? Histórias e curiosidades pelo mundo.”

  1. Pingback: Anônimo
  2. Pingback: Raphael via Rec6
  3. ha! ha! eu não acredito nisso pois eu nasci em agosto e não tem nada de errado comigo!!:P e todo mundo só fala isso pq neesas épocas ai coisas ruins aconteceram no mes de agosto, eu axo q todo isso foi tudo conhecidencia e isso não quer dizer q seja agosto o mes do “cachorro louco”!! hihihi nada ve 😛

  4. eu nasci no dia 8 de agosto nunca acreditei nessa m……………………….. nada a ver =)

  5. Bom , nessa época a macumbaaaa rola solta msm…Tudo de ruim aconteçe…Com os outros…comigo está amarrado kkk pensamento positivo!!!

  6. Oi Raphael!
    Encontrei seu site fazendo uma pesquisa na internet sobre o mês de agosto. Gostei tanto que coloquei um link desse post no post que escrevi hoje sobre o mês de agosto no meu blog, O Faniquito. Sou baiana, jornalista, moro e trabalho em Salvador, mas gosto muito de Brasília. Minha filha inclusive mora aí. Ela estuda jornalismo na UnB. Gostei muito do seu site. Vou voltar mais vezes!
    Um abraço
    Suely

  7. Eu já vi de tudo neste mês de agosto.Minha mãe tinha um tio que todo mês de agosto tinha que ser levada para o hospício; só voltava no Natal.Todas as discussões mais graves costumam aconhecer em agosto.Neste momento estou escutando na Tv a briga entre a Globo e a Record, dinúncias de ambas as partes. No Senado a baixaria tomou conta no reinício dos trabalhos, em agosto. Até a gripe suína está causando pânico, em agosto.
    Diante de tantos coincidências e após ouvir as histórias dos mais antigos, fico com eles: AGOSTO É MESMO O MES DE CACHORRO LOUCO!

  8. essa história de cachorro louko são as pessoas que inventão mesmo por que eles tem os ouvidos sensiveis julho tem festa julina que soutão bombas e rojão isso seus ouvidos ficam fageis deixanduo surso que em agosto quando acaba as festas eles ficam espumando pela boca e por que voce acha que tem vacina contra raiva para não pegar raiva de bomba e rojão rsrsrs

  9. eu naum acredito nisso naum pq mminha irma nasceu nesse mes e ate hj naum a conteceu nada com ela

  10. Acredito que esta porcaria de crendice não leva ngm a Nada. Mês do cachorro louco, nos tempos em que estamos vivendo, são todos os dias.
    As coisas ruins só acontecem com pessoas más e que buscam na maldade as suas realizações.
    Se andarmos com Deus e termos nossa fé em Cristo que é o nosso salvador, NADA NOS ATINGIRÁ.

    Muita paz para todos

  11. Naum acreditoo emm nada disso nem supertições nem lendas urbanas!
    pq na verdade quem tem Deus e o bem no coração nada de mal os atingirá…
    Naum achoo q esse negocio de passar por debaixo da escada, bater de cara coom um gatoo preto, ou um espelho quebrar na sua frente entre outras, a pessoa ficará coom 7 anos de azar! fala sério nada a ver…
    1º bruxas naum existem,
    2º o diado existe siim, e ele irá habitar em vs se vs deixar e abrir uma brecha pra ele tomar conta de vs, maiis se vs se apegar ao Deus todo poderoso ele coloca o diaboo pra correr de sua vida!
    isso é invenção daqueles q naum creem em Deus!

  12. Eu não acredito muito nessas coisa de macumba etc etc masss…
    Mês de agosto tenho visto muita coisa ruim acontecendo a minha volta e acredito que seja o mês do cachorro louco mesmo.

    Bom texto parabéns pela explicação.

  13. Aprender…Apresender…A-PREN-DER… até morrer.
    para aprender nao precisamos ter idade, mais sim paciencia.
    Obrigado pelas curiosidades.

  14. isso é tudo mentira…eu nasci no mês de AGOSTO esou muito Feliz,coisas boas sempre acontece comigo nesse!!!

  15. Eu comecei a cuidar isso desde que fiquei sabendo que era o mês do ”cachorro louco”, e isso já fazem anos. A partir daí, eu realmente notei que no mês de agosto tudo é mais dificil, agente cansa mais, as coisas dão erradas com mais frequencia, e as pessoas parecem mais irritadas. Até pode ser coincidência, mas é fato de que é um mês complicado…

  16. Olha não acredito nisso eu nasci no mês de agosto dia 7 e não tem nada de errado comigo ! kk pra mim isso é apenas historias isso poderia ter acontecido em qualquer mês
    NADA A VER ISSO :)….

  17. Quer dizer que só acontece coisas ruins no mês de agosto? Acredito, que não procede. Isso é simplesmente histórias!

  18. Nada haver,tragédias acontecem em qualquer mês!esta crendice que o mês de agosto é o mês do desgosto e do cachorro louco é invenção popular, quantas pessoas de sucesso nasceram no mês de agosto e estão ai cheios da grana e com muita sorte!
    somente eu por enquanto que não achei meu baú do tesouro mas quem sabe um dia!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Os comentários estão desativados.