Falha no FeedBurner permite aumentar número de assinantes artificialmente. Com vídeo.

Uma das maneiras mais utilizadas para se medir a popularidade e relevância de um blog é pela quantidade de assinantes de seus feeds. E quase todos os blogs utilizam o FeedBurner para gerir a distribuição de seu conteúdo – como aqui no Carioca. Portanto, é um serviço importante, seguro e confiável não é mesmo?

Bem… nem tanto.

De acordo com este artigo do The Next Web, foi descoberta uma falha no FeedBurner que permite aumentar artificialmente, do dia para a noite, o número de assinantes de seu blog usando apenas o leitor de feeds (e outras frescuras) NetVibes e sua funcionalidade de importar arquivos OPML.

O vídeo abaixo mostra o passo-a-passo como aumentar o número de assinantes de seus feeds, artificialmente.


Feedburner hacked! from Boris Veldhuijzen van Zanten on Vimeo.

Para quem não sabe o que é, OPML (Outline Processor Markup Language) é uma forma prática e rápida de compartilhar uma lista de feeds. A maioria dos agregadores/leitores de feeds, como o Google Reader e o NetVibes, possuem a funcionalidade de importar/exportar esta lista de assinaturas.

A falha em si, mostrada no vídeo, não aumenta efetivamente a quantidade de assinantes de seus feeds. Apenas engana o contador do FeedBurner que é apresentado na maioria dos blogs. O que pode, definitivamente, influenciar outros visitantes a assinarem também o seu conteúdo.

Assim, qualquer blog de miguxo pode ter uma tonelada de assinantes do dia para a noite – sem bem que miguxos talvez não consigam enteder o que se passa. Mas que torna não só o serviço, quanto listas que se utilizam desse critério para elencar popularidade, bastante questionável.

E aí? Quem se habilita a testar?

Via Blog Herald

3 respostas para “Falha no FeedBurner permite aumentar número de assinantes artificialmente. Com vídeo.”

  1. Pingback: Anônimo
  2. Pingback: Raphael via Rec6
  3. mas o que eu mais concordei e achei mais fenomenal foi o comentário final, em relação ao ranking kkkkk

Os comentários estão desativados.