Banco Real: multa por devolver cheques no DF

Eu adoro quando os bancos se ferram, e são multados por erros idiotas. É como se a justiça agisse como um Robin Hood tupiniquim.

_banco_real

Um cliente do Banco Real aqui do Distrito Federal vai embolsar 10 mil reais por um erro cometido pela instituição. O cara teve todos os cheques devolvidos pela famosa “alínea 25”, aquela que significa o cancelamento do talonário pelo banco emitente. Por conta das devoluções, o cliente entrou em contato com o Real, e o gerente da conta informou que as devoluções ocorreram por falha do próprio banco, orientando o cara a ligar no Disque-Real para efetuar o desbloqueio do talão. Mas outros cheques foram devolvidos pelo mesmo motivo, o que lhe causou diversos constrangimentos. Ficar recebendo telefonemas de cheque devolvido é mesmo um saco.

A alegação do Banco Real para ter cancelado o talonário é que havia sido assaltado, então resolveu bloquear tudo para a “segurança do correntista”. Só que não foram apresentadas provas do ocorrido. Geralmente existem boletins de ocorrência para assaltos, não é mesmo?

Para quem não sabe, bancos e instituições financeiras devem seguir as mesmas regras do Código de Defesa do Consumidor – tal qual uma padaria ou supermercado. Neste caso, a prestação de serviço, prevista no art. 14 do CDC, estabelece o seguinte: o fornecedor de serviço responde objetivamente perante os consumidores pela reparação dos danos causados por serviços mal prestados. Ou seja, o Real não foi um bom prestador de serviços e tomou multa!

Via: Clica Brasília

Uma resposta para “Banco Real: multa por devolver cheques no DF”

  1. O Banco Real não se emenda, não adianta. Por uma situação parecida – me colocou no Serasa pelo mesmo motivo, sem que eu tivesse nada a ver com o assunto -, ganhei uma indenização de R$37 mil reais. Mas essa nova situação mostra que ele continua sendo o dono da bola. Se nos consumidores tivéssemos de fato uma orgnização que nos defendesse, isso com certeza já não existiria. Se o Ministério Público realmente justificasse sua existência, a punição tanto a esse famigerado banco, quanto a todos os que praticam idênticas aberrações já teria sido pedagógica. Mas tal fato só se fosse na Suécia, porque, no Brazil-zil-zil?? Utopia pura.

    Como bem diriam os três personagens do Chico Anísio, “Só Doido, Só Besta, Só Burro” acredita em ju$ti$$a no Brazil.

Os comentários estão desativados.