Este ano de 2008 aprendi que só faz sentido sentar o rabo aqui para escrever tendo em mente três palavrinhas que, não por acaso, começam com a letra R: relevância, regularidade e responsabilidade. Devem andar sempre juntas.
Eu chuto e faço gol. Às vezes… – foto por Renata Baião
E o que diabos é isso?
Relevância
O que é ser relevante? É fazer a coisa toda valer a pena, ser notado. Existem, para mim, três níveis básicos na escala da relevância: pessoas, conteúdo relevante e – supra-sumo da escala – quando se consegue ter os dois em harmonia.
O Dado Dolabella é uma pessoa relevante? Com certeza, todos o conhecem. Mas tem alguém que quer realmente saber o que ele anda fazendo por aí? Será que o seu dia-a-dia muda alguma coisa da sua vida? Duvido. Daí seu blog ter um conteúdo nada relevante, primeiro grau na escala.
Você sabe quem é o Antonio Tabet? Mas o Kibeloco todo mundo conhece, não é mesmo? Até minhas filhas. Por isso tem um conteúdo super relevante, conhecido, que acaba por engolir a pessoa por trás.
Já no terceiro degrau temos o supra-sumo, gente do calibre do Cardoso, Edney, Fugita – para citar alguns. Pessoas relevantes e conteúdo também, que podem ter influência no seu dia-a-dia.
Então, tenha um conteúdo relevante, escreva do que entenda, do que gosta, do que está a fim. Faça com prazer… e as portas se abrem.
Regularidade
Escreva sempre, não deixe o blog em estado letárgico. Não deixe que seus leitores pensem que você apagou a luz e foi dormir. Eu mesmo lia alguns blogs excelentes, com conteúdo relevante para mim, mas há meses que nada de novo aparece. Estão jogados no limbo.
Tenha disciplina, e escreva com regularidade.
Responsabilidade
Tenha responsabilidade para escrever, para participar de ações coletivas. Se você se propõe a fazer alguma coisa, faça no mínimo com excelência. Não dê falsas informações, verifique sempre uma notícia, faça pesquisas.
E, por favor, não bagunce.
DISCLAIMER: Este artigo foi escrito para cumprir a tarefa Dia 4 – O que aprendemos sobre blogs em 2008 do Desafio 21 Dias – Edição 2008 do Blosque. Prometo que tentarei chegar ao final.
Olá Raphael!
Nossa, muito obrigado pelo elogio “supra-sumo”, hehehe! Não me considero tanto assim, mas valeu!
Acho que o mais importante é que meus colegas “supra-sumo” são sempre acessíveis. O que torna as coisas mais interessantes ainda!
Abraços!